segunda-feira, 27 de abril de 2015

Shikamaru Hiden - Capítulo 1: Konoha (Parte Um - Tradução)

A novela "Naruto - Shikamaru Hiden: Yami no Shijima ni Ukabu Kumo" lançada em 04 de março, traz um aventura inédita com Nara Shikamaru, dois anos após a Quarta Guerra Mundial Shinobi. A novela é escrita por Takashi Yano, e possui 224 páginas.


Os capítulos da novela serão traduzidos para o português a medida que a versão em inglês seja liberada. Confira a primeira parte do capítulo um (o livro original não faz separação dos capítulos em partes, ela será feita nesta tradução para tornar a leitura menos massante). Para ver outras partes do livro acesse aqui.

------------------------------------------------------------------------------
Capítulo 1 - Konoha (Parte Um)


"Desde quanto parar de dizer coisas virou um problema...?"

Esse é o pensamento que passa pela cabeça de Shikamaru enquanto olha para o céu azul. Mesmo que o vento não seja forte, finas nuvens percorrem o espaço, alongando-se, uma após a outra, fugindo do seu campo de visão. O estado delas é semelhante ao próprio Shikamaru. Ironicamente, ele ri de si mesmo, frente esse pensamento.

Seja como for, ele estava ocupado.

Dois anos após a Quarta Guerra Mundial Shinobi, o mundo está finalmente começando a recuperar sua estabilidade. A Aliança dos Kage (Aliança Shinobi) criada momentos antes de a guerra eclodir continua até hoje, o mundo shinobi está drasticamente diferente do que costumava ser.

A aliança pôde ter começado entre as cinco principais vilas ocultas, mas depois da guerra, os países menores declararam interesse em participar da aliança também. Havia chegado o ponto, que a organização que começou com uma aliança, se tornará uma união shinobi, que envolve todos os shinobi de cada país participante.

Os contratos que eram realizados unilateralmente pelas vilas ocultas antes da existência da Aliança estão sendo tratados de forma coletiva pela Aliança Shinobi. Cada vila que participa da Aliança possui representantes shinobi atribuídos a cada vila oculta, durante as negociações dos contratos. Desta forma, o equilíbrio na distribuição de trabalhos entre as vilas foi mantido, a disparidade entre as vilas foi revisto, e o Mundo Shinobi pôde finalmente saudar uma era de paz de braços abertos. 

"Haa..."

O suspiro de Shikamaru desapareceu no ar. Ele estava deitado de costas no frio chão de pedra, se ficasse muito tempo ali, provavelmente, pegaria um resfriado. Mas ele tinha suas razões para não se levantar.

O trabalho estava esperando por ele.

Trabalho demais não é nada engraçado.

Shikamaru tinha a intenção de descansar por um curto intervalo de tempo durante a tarde. Ele também sabe que mais cedo ou mais tarde, sua mente penderia para o trabalho. E quanto isso acontecer, Shikamaru estava consciente que não teria tão cedo outra chance para descansar.

E assim, se recusou a se mover, apesar do frio, teimosamente manteve seu descanso enquanto pôde. Até que alguém o encontre, Shikamaru não tinha intenção de mover um centímetro se quer do local onde esta.

'Este local' era o terraço da Residência do Hokage¹.

Você pode ver as gerações de rostos dos Hokage talhados na montanha, paralelo ao terraço. Shikamaru esparrama-se sobre ele. Em ordem, a partir da esquerda, há Hashirama da primeira geração, em seguida, seu irmão Tobirama. Da terceira, Hiruzen, que faleceu durante a Konoha Kuzushi (Esmagamento de Konoha) de Orochimaru; eis então, o 'Relâmpago Amarelo' Namikaze Minato. O Quinto era uma lenda junto com Jiraya e Orochimaru, um dos Três Sannin, Tsunade.

Eis todos os Hokage passados.

Agora, o rosto do homem que é o atual Hokage poderia ser visto esculpido ao lado de Tsunade.

Um par de olhos sonolentos e um cabelo espetado podem ser vistos, assim como a ponta de seu nariz, enquanto que o resto de suas características são escondidas sob a máscara.

O Hokage é um símbolo de Konoha. É uma posição que não pode ser obtida sem o reconhecimento de todos os shinobi da vila. Mesmo que em comemoração a cara desse símbolo seja esculpida na montanha, mantendo escondida a metade inferior sob uma máscara...

Hatake Kakashi.

Esse era o nome do Hokage atual.

O professor daqueles dois que abriram o caminho para a vitória durante a guerra, não havia uma única pessoa no mundo Shinobi que não sabia seu nome. Shikamaru, por outro lado, conhecendo o homem e seus alunos pessoalmente, estava longe de ser tiete. Há fãs que adoram e bajulam os três, chamando-os de os "heróis da lenda", mas, na realidade, para nenhum dos três cabe a alcunha de "lenda".

Kakashi, certamente o homem que resolvia as coisas durante uma crise, deu as costas para sua vida cotidiana: um adulto chato que não tinha vontade de fazer muita coisa.

Os outros dois heróis também tinham seus problemas. Um deles era um idiota abismal. O outro, um teimoso abismal. O resto do mundo não conhecer o outro lado, sem esperança, daqueles três é o motivo de serem saudados como "lendas vivas".

"O que estou fazendo mesmo...?"

As palavras saíram da boca de Shikamaru sem ele pensar muito nisso.

Ele era o tipo de pessoa que nunca se tornaria algo próximo de um herói. Em primeiro lugar, ele nunca quis ser um.

Se você dissesse que queria ser um daqueles ninjas que praticam vigorosamente seu ninjutsu para aperfeiçoa-lo, você estaria errado. Ele certamente nunca pensou em estudar ninjutsu médico, e muito menos tornar-se um especialista em suporte às tropas. Se você dissesse que queria ser alguém com um alto nível em criptografia ou em um consultório médico, você também estaria errado.

Ele só... Queria manter-se na média.

Esse era o sonho de Shikamaru.

Ele queria ser um ninja mediano que tivesse um trabalho mediano, casar-se com uma esposa mediana e ter filhos medianos, e, em seguida, depois de uma velhice mediana...

Bem, todo mundo chega ao fim um dia.

Há como encontrar felicidade maior do que em um plano de vida como esse?

Ele achava que não.

Em dias de bom tempo, encontramos ele deitado olhando para o céu, vendo as nuvens passando, flutuando, e tomando conta de seus pensamentos. Em dias de chuva, algumas peças de shougi são mais do que suficiente. Não haveria pressão e expectativa das pessoas. Sem estresse, nenhum.

Não era um tipo de vida maravilhosa?

"Haa..."

Foi um profundo suspiro, do fundo de seu estômago.

O sacana chamado "realidade" foi um adversário muito difícil.

Se você esta lutando contra um ser humano, em algum momento, chegará o dia que você ganhará dele. Mesmo que essa pessoa seja como Deus, ele deverá ter alguma fraqueza. Os inimigos na guerra eram abominações, ainda assim, quando todos os shinobi concentraram seus poderes eles os venceram, certo?

Você pode derrotar um adversário na sua frente.

No entanto...

A realidade é um adversário sem corpo que você nunca, jamais poderá derrotar.

Não importa o quão Shikamaru desejasse e quisesse o contrário, a realidade insensivelmente o empurrou para o destino que ele não queria. Shikamaru que desejava ser alguém "médio", agora era alguém que a Aliança Shinobi não poderia prescindir.

Ele teve tanto trabalho. Todos os postos de trabalho de cada nação, do Daimyo aos cidadãos comuns, tinha que ser classificadas de A à D, em seguida, as características de cada vila foram cuidadosamente analisadas para determinar qual delas era mais adequada para cada tipo de mão de obra - depois vieram os chefes da Aliança, os consulados dos Cinco Kage. Eles o usaram por tudo, ao ponto dele se tornar o parceiro de shougi no antigo Tsuchikage.

"Shikamaru de Konoha, da Aliança Shinobi."

Ainda há pessoas em seu círculo que o chamam assim.

Mesmo que Shikamaru não quisesse destacar-se, mesmo que ele não quisesse ter sucesso em coisa alguma, mesmo lutando contra seu destino, ele o empurrou acima dos demais.

Seu primeiro erro tinha sido a promoção no Exame Chuunin.

Os Exames Chuunin são realizados pelas vilas dos Cinco Kage, e incluem genin inclusive de outros países menores. Em meio ao caos gerado pelo plano de Orochimaru e a morte do Terceiro Hokage, por algum motivo, Shikamaru foi promovido ao posto de Chuunin.

Entre todos os candidatos, ele foi o único a conseguir aquela promoção.

Era o tipo de situação que seria mais adequado Shikamaru gritar 'o que você fez?!'.

Seu erro fatal tinha ocorrido na parte do exame onde os genin foram impelidos a lutar uns contra os outros. O sucesso de seu Kagemane no Jutsu (Técnica de Imitação das Sombras) surpreendeu sua oponente, uma kunoichi petulante que carregava um grande leque, que criava enormes rajadas de vento, mas no momento final, foi o próprio Shikamaru que jogou a toalha.

Foi esse abandono de Shikamaru que foi tão valorizado.

Ser um Chuunin incluí liderar subordinados. Por isso que sua capacidade de analisar precisamente uma situação recebeu o mais alto valor. Os avaliadores valorizaram sua derrota limpa, por isso a mais alta avaliação foi concedida à Shikamaru.

Foi uma avaliação muito indesejável.

Era um exame do qual não queria fazer parte, ele tinha sido forçado a entrar nele por seu professor, na insistência de Sarutobi Asuma. Ele não tinha interesse em seu resultado, não possuía vontade alguma. Mas a realidade levou Shikamaru a se tornar um Chuunin, a partir dali, todos da vila passaram a olhar para ele com olhos diferentes.

Desde então, o plano da vida de Shikamaru tinha começado a ficar fora de seu alcance.

Quando Sasuke deixou a vila, Shikamaru foi designado como líder da equipe que, em conjunto de seus companheiros, tentou trazê-lo de volta, depois disso, o número de missões só aumentou, vindas de todas as partes. Ele resistiu e protestou, mas a realidade divertia-se galgando Shikamaru cada vez mais alto no ranking.

A Quarta Guerra Mundial Shinobi... Tinha acontecido à dois anos.

Shikamaru tem 19 anos. Uma idade onde ele não pode ser mais chamado de criança.

Ele se perguntou o quão grato você deve ser para as pessoas que esperam grandes coisas de você. Ser alguém que outros dependem não é uma conquista maravilhosa? A resposta não foi dita. Foi exposta por um amigo de Shikamaru, Naruto, e seu desejo de ser reconhecido por todos da sua vila, na realidade, todo o Mundo Shinobi.

Shikamaru sabia muito bem que as pessoas dependem uma das outras para viver. É por isso, apesar das suas dúvidas, ele não sente nenhum sentimento de ódio do tipo "se você não existisse" para com as pessoas que confiaram nele. Não importa o quanto ele seja contra a ideia de ser dependente, ele nunca fazia corpo mole nas missões.

Fazia 19 anos desde que ele tinha nascido para este mundo, e mesmo assim ele já tinha se envolvido com tantas obrigações e responsabilidades.

O grupo que tinha a intenção de dominar o mundo, a "Akatsuki", tinha assassinado seu professor Asuma. Sua namorada, Kurenai, estava grávida. Aquela criança possui agora dois anos. O nome dela é Mirai.

Se tornar professor de Mirai... Era uma promessa que definitivamente tinha que ser cumprida.

O pai de Shikamaru, Shikaku, foi encarregado de ser o principal estrategista da Aliança Shinobi, durante a Quarta Guerra Mundial Shinobi. Quando Obito usou o poder destrutivo do ressuscitado Juubi (Dez Caudas) contra a Aliança, seu pai veio a óbito junto com o pai de Ino, Inoichi.

Mesmo agora, as últimas palavras de seu pai e Inoichi ainda ressoavam claramente nos ouvidos de Shikamaru.

[Nós sempre viveremos dentro de vocês. Não se esqueçam!]

Para tornar-se um grande homem como seu pai... uma promessa foi feita para o homem que ajudou a trazê-lo ao mundo.

E, em seguida, surgiu...

Naruto.

Sob qualquer falha, o herói dos shinobi acreditava piamente que se tornaria Hokage, e nunca duvidou dessa verdade por nenhum momento.

Durante a luta contra o Dez Caudas, Shikamaru estava à beira da morte. Enquanto estava sendo curado por Sakura, ele teve este pensamento:

[Ninguém é mais adequado para ser seu conselheiro do que eu...!]

Se Naruto tornar-se Hokage, Shikamaru será seu braço direito. Esse é seu sonho.

Ele já possui tantas obrigações, que nem sequer cogita contá-las. Não houve equívocos, tudo por causa dessa força que continuou empurrando-o para frente. Foi uma coisa necessária, ele deveria ser grato a todos por suas opiniões que permitiram ele viver do jeito que ele era.

Ele deve ser grato, mas...

Ele fica tão cansado, às vezes.

O verdadeiro Shikamaru não era o homem que todos pensavam que era. Seu verdadeiro eu foi de um homem que achava tudo problemático. Que desejava uma vida medíocre. O tipo de homem que poderia ser encontrado em todo o lugar. As expectativas das pessoas cresciam quanto mais ele fugisse delas. Essa era a verdade por trás do homem que foi Nara Shikamaru.

Nos velhos tempos, todos os seus companheiros perceberam as suas constantes reclamações, e o quanto não tinha de vontade em realizar qualquer coisa.

Desde quando eles começaram a interpretá-lo mal?

Desde quando ela parou de chamar as coisas de problemático?

Logicamente, as duas coisas devem ter começado ao mesmo tempo.

"Quando começou...?"

Quando olhava para as nuvens, sulcos profundos surgiram na testa de Shikamaru. Seus olhos se estreitaram quando ele pensou sobre o assunto, ao ponto de que só podia ver parte do céu.

Um único falcão entrou em sua visão...

O falcão voava do oeste, onde partes do céu assumiam um tom roseado pelo por-do-sol. Ele alonga suas asas e, lentamente, começa a voa em círculos. Shikamaru vê o falcão passando por um arco a sua direita. Não, a coisa correta para se dizer era que o falcão circulava a Residência do Hokage.

Shikamaru não se sentou. Com um salto, ele ficou de pé.

Sua mente que havia sido habitada por pensamentos tão profundos quanto o mar, se voltaram para o falcão, não o perdendo de vista.

Negro como o azeviche²...

O falcão é tão escuro, que poderia ter sido pintado com tinta.

Não, ele realmente era um falcão pintado com tinta.

Chōjū Giga (Desenho de Imitação da Super Besta).

Jutsu de Sai.

Sai era o cara que tinha entrado para o Time 7, de Naruto e Sakura, como substituto para o sumido Sasuke. Sua especialidade era o Chōjū Giga, que dava vida e movimento a pinturas de animais.

O falcão voando era definitivamente de Sai.

"Ele finalmente chegou..."

No campo de visão de Shikamaru, ele pôde ver o falcão descendo, planando em círculos.

Shikamaru deixou o terraço, descendo pela escada. Assim que chegasse ao fim, ele estaria no escritório do Hokage. O falcão definitivamente estava indo para lá.

No momento que Shikamaru atingiu as escadas, o falcão desapareceu por trás da Residência do Hokage como uma sombra que atravessa seus olhos. Shikamaru saltou pelas escadas, correndo pelo corredor até o escritório do Hokage.

Ele abriu a porta, sem sequer bater na porta.

"Oh, Shikamaru."

Foi Kakashi que falou. Ele estava de pé atrás de uma mesa cheia de pilhas de livros e documentos, lendo um pergaminho aberto.

"É o falcão do Sai...?"

"Está certo."

Kakashi virou o pergaminho para que Shikamaru pudesse ver. As frases foram desordenadamente escritas sobre um pergaminho de papel branco. Pelo que Shikamaru podia ver a mensagem foi escrita às presas.

"A situação parece ser mais greve do que eu pensava."

O olhar de Kakashi encontrou o de Shikamaru enquanto ele falava, seu olhar mais grave do que Shikamaru costumava notar. Até mesmo a costumeira maneira vaga do Hokage falar foi substituída por um tom sombrio. A atitude de Kakashi estava lhe dando uma terrível sensação de mau agouro.

Os olhos de Shikamaru seguiram a escrita. Enquanto avançava pela mensagem de Sai, com uma escrita pequena, produzida por um fino pincel, a última frase destacou-se pela espessura e escrita violenta:

"Eu não sei mais quem eu sou!"

Nota¹ - embora o texto cite a Residência do Hokage, é provável que seja na realidade a parte administrativa da Academia, onde fica o escritório do Hokage.

Nota² - carvão compacto usado como gema, também conhecido como âmbar negro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário