segunda-feira, 9 de março de 2015

Realidade dos Animadores no Japão?

Fonte: kotaku''

O animador Henry Thurlow saiu de Nova York para Tóquio, e atualmente trabalha para o Studio Pierrot. Após o envio de seu currículo e várias rejeições ao longo de anos, ele finalmente foi contratado por um estúdio menor, posteriormente sendo contratado pelo Studio Pierrot. Thurlow trabalhou em séries como "Akatsuki no Yoma", "Tokyo Ghoul", "Naruto Shippuden" e "The Last: Naruto The Movie." Segundo o próprio animador, artisticamente, ele está vivendo um sonho. Abaixo confira um dos trabalhos de Thurlow na série do "Ninja Número Um, Hiperativo e Cabeça-Oca".



Thurlow respondeu uma séries de perguntas sobre como é trabalhar na indústria de animes. Em suma, é difícil. Não é um negócio para aqueles que não possuem talento e grande equilíbrio, disse Thurlow. Confira alguma de suas respostas retiradas do Reddit AMA    

Onde a maioria dos estudos de anime estão localizados?

A maioria dos estúdios de anime no Japão estão localizados em oeste de Tóquio... Isso é o motivo pelo qual os estúdios ajudam uns aos outros. Todo mundo está constantemente produzindo cenas para outros estúdios, afinal todos eles estão na mesma rua.

Você falava japonês antes de ir para o Japão?

Quando eu vim para o Japão sabia muito pouco de japonês... e foi uma das razões pela qual eu não ingressei no setor de animes imediatamente, levou anos, e certamente, não foi fácil. Mesmo agora não sou fluente, mas sou bom o suficiente, pelo menos, para reuniões e trabalhar em um ambiente totalmente japonês.

A mudança foi difícil?

Chegar diretamente como animador no Japão seria muito difícil. Por isso, vim para cá pela primeira vez como professor de inglês, aprendi um pouco da língua local, e em seguida fui atrás dos estúdios de anime, depois de estar aqui há dois anos. Provavelmente, essa é a melhor maneira, na minha opinião. Neste tempo, como professor de inglês, pude lentamente me acostumar com as diferenças culturais, se acostumar com o sistema de metrô, etc. Para ser honesto não leva muito tempo para se acostumar com tudo, metade de um ano, talvez... e depois se locomover e coisas do tipo não são um problema.     

É verdade que o salário é horrível?

O pagamento por hora depende de quem você é, e o trabalho que faz. A melhor condição é "freelance genga-man aka freelance key-frame animator"... você pode exigir seu próprio preço e até ter tempo livre após o projeto se quiser. Para todos os outros (inclusive eu) é tão ruim quanto os rumores. Eu fui contratado por um estúdio escravo chamado "Nakamura pro" por oito meses antes de me mudar para Pierrot, onde estou agora. No "Nakamura pro" eu ganhava 1 dólar por desenho, o que significava algo em torno de 5 a 25 dólares por dia. No Studio Pierrot é um pouco melhor, um desenho equivale a 2 ou 4 dólares... assim em um dia eu posso faturar em torno de 40 dólares.

.... A cada mês no Studio Pierrot eu ganho cerca de 1.000 dólares... Cada mês no meu estúdio "trabalho escravo" anterior, eu ganhava 300 dólares por mês.


Estúdios de anime se opõem à contratação de estrangeiros?


A maioria dos estúdios nunca sequer tiveram um estrangeiro em suas equipes, por isso acredito que eles não são "contrários aos estrangeiros"... Acho que eles pensam o seguinte: "Ei, espera, se contratarmos um estrangeiro teremos que lidar com barreiras linguísticas, lidar com seu visto, etc... poderá ser um aborrecimento, não vamos conseguir sequer entrevista-lo, em primeiro lugar."


Thurlow também diz que a industria de animes é "particularmente dura, mesmo para os padrões japoneses." As pessoas, explica ele, estão sobrecarregadas ao ponto de vomitarem, o prazo de entrega é brutal. O menor regime de horas por semana são seis dias de trabalho, 10 horas por dia. (N.T - 60 horas de trabalho por semana e 3.000 reais mensais, ao que parece o animador no Japão é tão valorizado quando os nossos professores por aqui.)

Ele segue: "Quando estava trabalhando como animador em Nova York, poderia pagar meu apartamento, comprar coisas, e ter tempo livre para a vida. Mas, quanto ao meu trabalho, não estava satisfeito. Agora, não tenho tanto tempo para mim, no entanto, o artista em mimi está completamente satisfeito."

Nenhum comentário:

Postar um comentário