sábado, 26 de outubro de 2013

Mitologia e Folclore - Kirin

Fonte: obakemonoproject

Kirin, literalmente "Dragão Veado", é um youkai do folclore japonês de origem chinesa, também conhecido pelos nomes de Qilin, Kilin e Qiling. O Kirin é um famoso animal sagrado Chinês, mas também teria sido visto no Japão. Suas descrições são diferentes, mas normalmente descrevem um animal com rosto de dragão com escamas que cobrem a maior parte do corpo. Por sua vez, seu corpo é descrito como de algum mamífero de cascos, geralmente um cavalo ou veado. Seu corpo muitas vezes é envolto em chamas, podendo cuspir fogo. Às vezes é representado com um chifre, semelhante a lenda do Unicórnio no ocidente, mas na maioria das vezes é descrito com dois chifres. Os temos "Ki" e "Rin" representam o sexo masculino e feminino do animal. 


Apesar de ter uma aparência temível, o Kirin possui um comportamento devoto e gentil, e evita ferir todas as coisas vivas, mesmo a grama e os insetos em seus pés. Está besta celestial vive por dois mil anos e só é visto na terra uma vez por milênio, para inaugurar uma nova era. Também é dito aparecer no nascimento de grandes e benevolentes líderes. Segundo a história a mãe de Confúcio supostamente recebeu uma visita de um Kirin antes de seu filho nascer.  


Na mitologia japonesa especificadamente, o Kirin é uma criatura sagrada, sua chegada é anunciada por uma escala musical, suas pegadas formam círculos perfeitos. É um animal muito tranquilo e cuidadoso, capaz de andar sobre a água e na grama, sem dobrá-las. O Kirin não alimenta-se de carne. Ele só parece em lugares governados por benevolentes e sábios líderes, também é conhecido por punir os ímpios. O Kirin é colocado acima das demais criaturas mitológicas, incluindo o Ryu (Dragões Japoneses) e Hoo (Fenghuan - Pássaros Chineses Mitológicos). Quando o Kirin fere alguém ou cruza por algum cadáver é considerado um sinal de agouro e mau presságio.   
O Kirin compartilha seu nome com a da girafa no mundo real, existe a possibilidade de que as lendas desta besta santa foram inspiradas quando a girafa foi trazida da África para China.

 

Em Naruto, Kirin é o nome de um dos golpes utilizados por Uchiha Sasuke. Através do Kirin, Sasuke domesticou o relâmpago, controlando-o com seu chakra e escolhendo o lugar de sua queda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário