segunda-feira, 11 de março de 2013

Mitologia e Folclore - Pein Rikudou, Os Seis Caminhos da Dor

Pein Rikudou do inglês e japonês pode ser adaptado como “Os Seis Caminhos da Dor”. No budismo refere-se aos seis mundos por onde todas as pessoas repetem o ciclo de nascimento, morte e transmigração, também conhecidos como os reinos do Samsara, no budismo tibetano. No budismo japonês os reinos são conhecidos como:

Shuradou: o reino da guerra
Chikushoudou: o reino dos animais
Gakidou: o reino da fome
Tendou: o reino divino dos céus
Ningendou: o reino dos humanos
Jigokudou: o reino do inferno

Dependendo do Karma acumulado de vidas passadas o renascimento pode ocorrer em um destes seis reinos, também chamados de Deva, Asura, Humano, Animal, Preta e Nakara. Os reinos de Preta (Gakidou) e Naraka (Jigokudou) são os mais inferiores. Os dois reinos mais elevados são Asura (Shuradou) e Deva (Tendou). Os dois outros Animal (Chikushoudou) e Humano (Ningendou) são intermediários. Entretanto todos são consideraos caminhos de sofrimento, porque eles perpetuam o ciclo de reencarnação, a única maneira de quebrá-lo e ascender a um estado superior de existência é atingir a iluminação.   


Na série Pein possui seis corpos, cada um deles recebe o nome de um dos mundos do Samsara citados acima. Ainda existe o Gedou – caminho externo ou exterior – este sétimo caminho não faz parte dos Seis Caminhos de Pein. Na realidade o próprio Nagato auto denominou-se como sendo este caminho. Alguém com poder sobre a vida e morte.  


Os Seis Caminhos de Pein é uma técnica usada por Nagato. Essa técnica permite controlar seis corpos separados como se fosse seu próprio. Cada um destes corpos são cadáveres que foram reanimados através do chakra de Nagato. Os seis caminhos são controlados por receptores de chakra implantados pelo corpo dos cadáveres. Todos os Seis Caminhos possuem o Doujutsu Rinnegan. Outro shinobi que consegue usar a técnica é Uchiha Obito, neste caso os Seis Caminhos possuem um Rinnegan e um Sharingan.



Deva (Tendou)

No budismo o reino Deva é o reino da glória. Ele é também referido como "reino dos deuses" porque seus habitantes eram tão poderosos que chegavam a ser comparados com divindades. Porém os seres que nasceram nesse reino ainda são sujeitos à reencarnação, além de sofrerem com o orgulho e a ciência de que nem suas longas vidas e poderes irão poupá-los do renascimento.

Caminho Deva é considerado um dos mais forte dos Seis Caminhos. Suas habilidades principais giram em torno da manipulação de gravidade, o que lhe permite atrair ou repelir objetos ou pessoas.



Asura (Shuradou)

No budismo o Reino Asura contem demônios guerreiros semi-divinos. São reencarnações motivadas por uma vida de ciúmes e de lutas no campo de batalha. Uma representação bem popular feita dos Asura é sobre a capacidade que lhe permite possuir seis braços e três rostos, cada um com uma emoção diferente. Assim como os Deva os Asura são uma raça de seres sobrenaturais. No hinduísmo eles são considerados um tipo de demônio. 


Caminho Asura é o quinto dos Seis Caminho a ser apresentado. Este caminho possui um corpo androide, suas habilidades giram em torno de suas características robóticas. O Caminho Asura pode modificar seu corpo acrescentando membros (braços, pernas) e diversos tipos de armas.


      

Humano (Ningendou)

No budismo o Reino Humano também chamado de "Reino Manusya" é baseado na paixão, desejo, dúvida e orgulho. Acredita-se muito que esse reino é a forma de renascimento mais provável de se aderir a iluminação, devido ambas a disponibilidade de informações e professores e a habilidade de discutir sem cair na agressão obsessiva ou nos encantos carnais herdados pelos planos superiores.

Caminho Humano foi o quarto dos Seis Caminhos a ser mostrado. Suas habilidades consiste na leitura de mentes, extraindo qualquer informação ou segredo. Outra capacidade do Caminho do Humano é retirar a alma do corpo.      



Animal (Chikushoudou)

No budismo acredita-se que esse reino de animais não-humano é voltado à ignorância, instinto, sobrevivência do mais apto e de servidão aos humanos. 

Caminho Animal foi o segundo dos Seis Caminhos a ser citado. Sua habilidade gira em torno do Jutsu de Invocação (Kuchiyose no Jutsu). Suas invocações em sua maioria de animais, que também possuem o Rinnegan. O Caminho do Animal também pode invocar outros Caminhos.



Preta (Gakidou)

No budismo o Reino Preta (também conhecido como Reino dos Fantasmas Famintos) é baseado na possessividade e no desejo forte que foram cultivados na(s) vida(s) passada(s). Os seres de lá são criaturas humanoides que vivem em fome e sede perpétua, porém não podem se saciar vivendo como viciados tentando acalmar sua fome persistente. Os habitantes do Reino de Preta são de figuras muito pálidas e magras. 


Caminho Preta é o terceiro dos Seis Caminhos ser apresentado. Sua habilidade principal é absorver o chakra de qualquer ninjutsu usado contra ele.              



Naraka (Jigokudou)

No budismo o Reino Naraka ou "Reino do Inferno" é um plano de renascimento baseado no Karma (ações do corpo, mente e fala) construído em vida(s) passada(s). Há vários Naraka cada um contendo seres sendo atormentados até seus Karma atingirem o resultado satisfatório. Assim esses seres podem renascer em um plano superior. Antes de entrar nesse reino Yama (o Rei do Inferno) julgará o morto. Acredita-se que ele corta sua língua caso você minta para ele. 


Caminho Naraka foi o sexto dos Seis Caminhos a ser conhecido. Sua habilidade consiste em invocar o Rei do Inferno Yama e com isso interrogar as vítimas. Ele também pode reparar os corpos de Pein.             



Gedou - Caminho Externo

No budismo o Gedou (Caminho Externo) é uma doutrina profana. Derivado do sânscrito "Tīrthika", refere-se a qualquer doutrina que "pisa o caminho exterior". Enquanto o budismo ortodoxo, o Naidou (Caminho Interior) procura iluminação pelo caminho interno o Gedou procura a iluminação pelo caminho externo, portanto é considerado equivocado e herético.
Caminho Gedou é o sétimo Caminho e o mais importante. O Gedou não é incluído entre os Seis Caminhos da Dor. Nagato, que é o sétimo caminho, tem o controle sobre a vida e a morte através da invocação do Rei do Inferno Yama. O Caminho Externo pode reviver outros caminhos e pessoas. Através do caminho exterior Nagato criou Rikudou Pein.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário