segunda-feira, 18 de março de 2013

Mitologia e Folclore - Youkai

Fonte: yumemiru shoujo

Os Youkai são uma classe de criaturas sobrenaturais do folclore japonês que inclui o Oni (ogro), a Kitsune (raposa), Yuki-Onna (mulher da neve) entre diversos outros. Um youkai geralmente tem algum tipo de poder sobrenatural ou espiritual e assim encontros com humanos tendem a ser perigosos. O termo youkai é ambíguo e pode ser usado para designar todo tipo de monstro e criatura sobrenatural.                            
Bom, primeiramente vamos explicar o nome: youkai. "You", pode ser traduzido como "atraente", "sedutor", "encantador", o termo "you" também pode ser traduzido como "calamidade". Comumente, o termo "you" é traduzido como "encantador", justamente por poder ser relacionado com "encanto", ou então, "encantamento", o que traz a conotação de algo "sobrenatural", "magia". Porém, temos ainda que: talvez alguns de vocês saibam, mas os ideogramas utilizados no Japão, os kanji, são formados por outros kanji básicos. Como assim?

Na imagem abaixo temos o kanji de "you", o "you" da palavra "youkai". Como podem ver, ele é formado por outros dois kanji: o de "onna", que significa mulher, e o de "you", este "you" que é não é o mesmo da palavra "youkai", que significa algo como "ter uma morte precoce", ou então, "calamidade". Juntando "mulher", "ter uma morte precoce" e ainda, as outras definições dadas no parágrafo anterior, podemos concluir que "you", de youkai, seria algo como: uma bela mulher que morreu jovem, numa calamidade. Um pouco confuso né? Vamos confundir você só mais um pouquinho, e logo ficará mais simples.


Além de "you", Youkai também tem o ideograma "kai", este que tem um significado bem mais simples: mistério, aparição, suspeita. Viram, eu disse que ia ficar mais simples; juntando agora "you" e "kai" temos: uma jovem e misteriosa mulher, muito bela e sedutora, morta, que surge do nada. Ou seja, as traduções de que Youkai é simplesmente algo relacionado a magia e mistério são muito mal feitas, a real origem da palavra é essa, apesar de a palavra Youkai ser, na verdade, um termo genérico para se referir a todas as entidades e criaturas sobrenaturais das histórias japonesas. 

Deixaremos bem claro que nem todos os Youkais são maus. Geralmente os chamam de "demônios", mas está não passa de uma tradução mal feita que leva ao preconceito das pessoas com a cultura japonesa. Os Youkais maus são chamados, genericamente, de Youma. Há também os Youkais relacionados à natureza, geralmente na forma de mulheres, os Youseis. Um youkai que tem a habilidade de se transformar é chamado de Obake ou Bakemono.



Nenhum comentário:

Postar um comentário