sábado, 16 de março de 2013

Mitologia e Folclore - Viagem ao Oeste

Viagem ao Oeste ou Jornada ao Oeste é um romance mitológico do escritor chinês Wu Cheng'en, escrito por volta de 1570, em meados da Dinastia Ming. A história baseia-se na peregrinação do monge Xuanzang para a Índia, em busca de escrituras sagradas do budismo chamadas de sutras.

Jornada ao Oeste é um dos quatro grandes romances clássicos da literatura chinesa. No romance o monge Xuanzang tem a tarefa de viajar a Índia e trazer sutras budistas, junto com ele três discípulos o fornecem proteção: Sun Wukong ou Son Goku, Zhu Bajie e Sha Wujing, outro personagem é o cavalo dragão, um corcel branco do monge Xuanzang.   

O história possui referências da cultura e religião popular chinesa, mitologia chinesa, além do panteão de deuses do taoismo e devas do budismo. A novela tem 100 capítulos. Os primeiros capítulos 1 ao 7, é uma introdução para a história principal. Trata-se inteiramente das façanhas de Sun Wukong, um macaco nascido de uma pedra alimentada pelos Cinco Elementos (Água, Fogo, Madeira, Metal e Terra), que aprende a arte do Tao (ou Dao). Entre suas habilidades estão a capacidade de 72 transformações polimórficas e o segredo da imortalidade. Através de astúcia e força faz ele nomeia-se de Qitian Dasheng (Grande Sábio Igual ao Céu). Seus poderes crescem e igualam as forças de todos as divindades taoistas. O prólogo culmina na rebelião de Sun contra o Céu, Buda consegue prende-lo debaixo de uma montanha, selando a montanha com um talismã por 500 anos.

Somente após este prologo é que o personagem principal, monge Xuanzang (Tang Sanzang) é introduzido. Os capítulos 8 ao 12 fornecem a biografia até então deste monge. Buda consternado que a terra ao sul conhece apenas a ganância, o hedonismo, a promiscuidade e pecados instrui o deva budista Guanyin à procura do monge pelo Império Tang na China, para que ele possa resgatar os sutras budistas de volta para o Oriente. Parte da história também diz respeito à forma como Xuanzang torna-se um monge.

A terceira seção é a mais longa, com os capítulos 13 ao 99. Nesta parte é contada a história de aventura em que Xuanzang se propõe a trazer de volta escrituras budistas do Templo Leiyin no Pico do Abutre na Índia, mas encontra diversos males ao longo do caminho. A geografia descrita no livro é, no entanto, quase totalmente fantástica, composta por desertos de desfiladeiros profundos e montanhas altas, habitada por demônios e espíritos de animais, que consideram o monge como uma potencial refeição, sua carne acredita-se que possa dar a imortalidade a quem alimentar-se.

No último capítulo é descrito a viagem de retorno e as consequências que cada viajante recebe como recompensa dos céus. Sun Wukong e Xuanzang atingem o estado de Buda, Sha Wijung torna-se um Arhat ("aperfeiçoado", alguém que alcançou o nirvana), o Cavalo Dragão torna-se um Naga (divindade com a forma de uma grande serpente do mar), por fim Zhi Bajie, cujas boas ações foram temperadas por sua ganância foi "promovido" a um limpador de altar, ou seja, um comedor do excesso de ofertas nos altares.  




Primeira impressão do livro Jornada ao Oeste

Uma adaptação para o cinema do romance estreia nos cinemas chineses em 03 de fevereiro de 2013 (sem data para o Brasil). Journey to the West do diretor Stefhen Chow, Kung Fu Futebol Clube (Shaolin Soccer) e Kung-Fusão (Kung-Fu Hustle), já possui um trailer veja ele abaixo. 



Em Naruto, o autor Masashi Kishimoto utiliza com frequência partes do romance Viagem ao Oeste para criar personagens em sua série. Entre eles o Bijuu de Quatro Caudas, chamado Son Goku e os personagens Kinkaku e Ginkaku.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário