sábado, 16 de março de 2013

Mitologia e Folclore - Umibozu

Umibozu é um youkai (espirito, demônio, monstro) do folclore japonês. É dito que o Umibozu vive no oceano e pode virar qualquer navio que ouse passar por seu caminho ou conversem com ele. O nome deste monstro marinho, que é a combinação dos carácteres "mar" e "monge budista", possivelmente está relacionado ao fato de que o Umibozu vive no mar e possui uma grande e redonda cabeça, assemelhando-se as cabeças raspadas dos monges budistas. Alternativamente, são grandes youkai de semelhança à náufragos e pescadores. Também acredita-se serem sacerdotes afogados, exibindo a cabeça raspada e, normalmente, parecem estar zangados. Sua cor é geralmente cinza.   

De acordo com uma lenda, certa vez um Umibozu irritou-se com uma tripulação e pediu a eles que o fornecesse um barril. A partir deste barril ele o encheu de água do mar até que o barco e a tripulação afunda-se. Para evitar esse destino desastroso é necessário dar-lhe um barril sem fundo. A lenda do Umibozu está provavelmente relacionada a tradição japonesa, que diz que as almas de pessoas que não tem ninguém para cuidar de seus túmulos se refugiam no mar. 




      
Em Naruto também existe um Umibozu. O monstro é uma invocação de Amachi, o corpo do animal é composto principalmente de água do mar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário