sábado, 23 de março de 2013

Mitologia e Folclore - Tanuki

Fonte: yumemiru shoujo

O Tanuki, também conhecido como "Guaxinim Japonês", é uma especie endêmica encontrada apenas no Japão. O termo Tanuki carrega também um grande significado folclórico. O Tanuki tem fama de ser travesso e alegre, um mestre do disfarce e da transformação, mas um tanto ingenuo e distraído.


O Tanuki é um dos Youkai mais queridos pelos japoneses. Adora comida, sakê e mulheres (não necessariamente nesta ordem), e são frequentemente retratados com um grande chapéu de palha carregando uma garrafa de sakê na mão e uma nota promissória na outra (apesar de que todos saibam que ele não pagará esta conta). Também adora pregar peças, não é tão cruel quanto outros Youkai (como o Bakeneko), mas este simpático bichinho adora pegar folhas de árvore e transformá-la em dinheiro, enganando a todos. Outro de seus "hobbies" é se transformar em objetos inanimados e sair assustando pessoas; há ainda, lendas, sobre outros misteriosos youkai, que são na verdade, Tanuki disfarçados.

      
Muitas vezes, o Tanuki é confundido com o Mujina, que é muito parecido com ele, mas que é um texugo e não um guaxinin, e que é o culpado por aparições fantasmagóricas. O Tanukibayashi é o nome de um som de flautas muito misterioso, atribuído aos Tanuki, que pode ser ouvido em algumas regiões do Japão. O Tanuki, no Japão, virou um amuleto de prosperidade e boa sorte. Muitos bares por lá, colocam uma estátua do bichinho na entrada para atrair clientes.

  
Em Naruto o Bijuu de Uma Cauda, Ichibi no Shukaku ou simplesmente Shukaku possui a semelhança com o Youkai Tanuki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário