quinta-feira, 14 de março de 2013

Mitologia e Folclore - Samsara, Os Seis Mundos da Existência

Samsara literalmente significa "fluxo contínuo", é o ciclo de repetição de nascimento, vida, morte e renascimento (reencarnação) dentro do budismo, hinduísmo  jainismo e outras religiões orientais. 

De acordo com o ponto de vista dessas religiões asiáticas nossa vida atual é apenas um das muitas antes do nosso nascimento e depois, além da morte em encarnações futuras. Durante o curso de cada vida a qualidade das ações (Karma) realizadas determina o destino futuro de cada pessoa. Buda ensinou que não há começo nem fim neste ciclo. O objetivo das religiões asiáticas é escapar desse processo e realizar o que é chamado de "moksha". No budismo o Samsara surge da ignorância (avidya) e é caracterizado por "dukkha" (sofrimento, ansiedade e insatisfação). Na visão budista, a libertação do Samsara é possível, seguindo o caminho budista.      

Os Seis Reinos do Samsara ou Seis Reinos da Existência é à subdivisão dos seres sencientes em seis grandes categorias de existências.  Os seis mundos estão ligados com os 10 reinos espirituais, formando parte da crença budista de que existem 10 condições de vida a que estamos sujeitos e os sentimentos que experimentamos em cada momento. No budismo considera-se que não somente os seres humanos são dotados de consciência mundana, isto é, a capacidade de sentir prazer e dor, mas também tem animais e outras criaturas que não costumam interagir com os humanos.    



Os seis reinos da existência são:

Reino Humano - também conhecido como  Reino Manusya, é baseado na paixão, desejo e dúvida. O Reino dos Homens é diferente dos outros reinos, pois é o único que possibilita a plena iluminação. Junto com o Reino Animal são os dois reinos terrenos, embora se aceite que seres dos outros quatro reinos possam coabitar no mesmo espaço, embora geralmente não é possível interagir com eles. Os seres humanos têm uma expectativa de vida menor do que seres de outros reinos (exceto os do Reino Animal) que permitem vidas muito mais longas. 

Reino Asura - o reino dos semideuses, caracterizado por tendências arrogantes, raiva e militarismo. Asura é uma palavra em sânscrito que no budismo se refere ao degrau mais baixo de deuses ou semideuses. No hinduísmo os Asura são seres com fome de poder, o que acabou sendo considerado demoníaco ou pecaminoso. Na religião zoroastriana os Asura são associados com as forças de anjos benevolentes.  
O estado de um Asura reflete o estado mental de um ser humano obcecado com força e violência, sempre à procura de uma desculpa para entrar em guerras e conflitos, irritado com todos e incapaz de manter a calma e resolver problemas de forma pacífica. Em termos de poder, Asuras estão acima dos seres humanos, mas abaixo dos outros deuses. Os Asura geralmente são representados com seis braços e três rostos, cada um com uma emoção.



Reino Deva - o reino dos deuses, dotado de felicidade e orgulho. A palavra Deva é geralmente traduzido como deus, no entanto, deve ser notado que o Deva budista ou hindus não são seres oniscientes ou onipotentes, e nem sequer são imortais.Para os budistas, os devas são seres que habitam o "céu", onde eles desfrutam de muitos prazeres em recompensa por seus feitos anteriores. expectativa de vida de um Deva é de no mínimo nove milhões de anos, atingindo quase que inconcebíveis gerações no ponto de vista humano. 

Reino Animal - ou Tiryag-yoni é determinado pela estupidez e preconceito. O reino dos animais é o nome pelo qual é conhecido o tipo de existência de alguns animais. Os animais geralmente incluídos neste reino são todas as espécies vivas que possuem capacidade de deslocamento e são visíveis. Isto certamente inclui todos os vertebrados e muitos dos invertebrados, incluindo insetos. Da mesma forma, os seres vivos não visíveis, tais como microorganismos, não são considerados animais e, portanto, sua existência não é considerado no balança do Karma. Por esta razão, os budistas não veem problemas éticos no uso de antibióticos.


Reino Preta - o reino dos fantasmas famintos, estado de ser possessivo e desejo. Este reino é composto por espíritos atormentados. Na mitologia budista, o Reino de Preta, também conhecido como o "Reino dos Fantasmas Famintos" é baseado no estado de posse e desejo, como dito acima. São criaturas humanoides que estão perpetuamente famintos e sedentos, mas são incapazes de saciar-se, vivendo vidas semelhantes aos de viciados desesperados tentando apaziguar sua fome inflexível. Tradicionalmente isso é algo repugnante e humilhante, como cadáveres humanos ou fezes, embora em histórias mais recentes, pode ser qualquer coisa, por mais estranha que seja. Na aparência, são muito pálidos, magros e com a coluna curvada. 



Reino Naraka - ou Reino dos Nirayas, equivalente ao inferno, é o reino do sofrimento. No contexto do Budismo, Naraka é a palavra em sânscrito para o submundo. Naraka é um lugar de tormento e desespero.
Naraka é geralmente traduzido como "inferno" ou "purgatório". O Naraka no budismo esta intimamente relacionada ao conceito de inferno na mitologia chinesa. Entretanto o Naraka difere do inferno ocidental em dois aspectos. Primeiro, os seres não são enviados para Naraka como o resultado de um julgamento divino com o castigo apropriado. Segundo, a estadia no Naraka não é eterna, mas pode ser muito longa.
Para o budismo, um ser nascido em Naraka como resultado direto de seu karma reside por lá num período determinado, até que seu karma chegue a um resultado satisfatório. Após isso ele estará livre para renascer em um dos mundos mais elevados. A mentalidade de um ser vivendo em Naraka, corresponde a um estado de extremo terror, desamparo e angústia. Fisicamente, o Reino Naraka é uma longa cadeia de cavernas no interior da Terra. 



Algumas fontes descrevem 500 ou até mesmo centenas de milhares de Naraka diferentes. O sofrimento dos moradores de Naraka muitas vezes se assemelham aos dos Pretas, e os dois tipos de ser são facilmente confundidos. A mais simples distinção é que os seres em Naraka estão confinados ao seu mundo subterrâneo, enquanto os Pretas são livres para se movimentar.


Em Naruto os Seis Caminhos da Dor (Pein Rikudou) possui seis corpos diferentes, cada um com o nome de um dos seis mundo citados acima em japonês. Eles são Tendou (Deva), Shuradou (Asura), Chikushoudou (Animal), Ningendou (Humano), Gakidou (Preta) e Jigokudou (Naraka). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário