quinta-feira, 28 de março de 2013

Mitologia e Folclore - Rokuro-Kubi

Fonte: yumemiru shoujo e obakemono

Rokuro-Kubi é tipo de youkai do folclore japonês, semelhante em alguns aspectos à Nure-Onna. Dizem as lendas que as pessoas normais, geralmente mulheres, são transformadas em Rokuro-Kubi pelo seu karma, ou então, por quebrarem conceitos budistas. Durante o dia, a Rokuro-Kubi aproveita de sua foma humana para viver despercebida por nós, muitas vezes, vivendo pacificamente com os mortais. É por natureza metamorfa e normalmente, mesmo querendo manter sua condição sobrenatural em segredo, não resiste em assustar algumas pessoas de vez em quando. Seja qual for o motivo da doença fantasmagórica que os assola, ela possibilita que seu pescoço possa ser alongado como uma mangueira de jardim, por vezes vezes indefinidamente.


Quando a Rokuro-Kubi assume sua forma verdadeira, é geralmente para alcoólatras, bobos da corte, pessoas dormindo, ou então, cegos; apenas para pessoas que não poderão reconhecê-la mais tarde. Elas também podem mudar seu rosto para a de um Oni para assustar os mortais. Nem todas elas estão preocupadas em manter sigilo sobre sua verdadeira natureza, e estas, costumam atacar qualquer pessoa, não se importando se irão reconhecê-la ou não, e podem ser muito assustadoras (não apenas por causa da cara de Oni), elas podem beber o sangue humano e se alimentar de sua vítima após o seu ataque. Algumas lendas descrevem que tais criaturas podem sugar a energia da vida de humanos e animais.


Há quem diga ainda que uma pessoa pode ser um Rokuro-Kubi sem nem mesmo saber, estas pessoas acreditam que são humanas normais, mas durante a noite, se transformam de maneira inconsciente, lembrando-se apenas em sonho que esteve em lugares diferentes, em uma forma diferente.


Em Naruto o personagem Orochimaru possui habilidade de esticar seu pescoço semelhante a lenda do Rokuro-Kubi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário