terça-feira, 12 de março de 2013

Mitologia e Folclore - Rashoumon

Rashoumon ou Rajoumon foram os antigos e monumentais portões das cidades de Kyoto e Nara, construídos durante o período Heian (794-1185). Não se sabe exatamente quando foram construídos. Os portões já não existem mais, atualmente um monumento indica a localização exata destes grandiosos portões. 



Durante o século XII o Rashoumon de Kyoto tornou-se sinônimo de decadência, devido à situação lastimável na qual o portão e os arredores estavam. O celebre escritor japonês Ryuunosuke Akutagawa (1822-1927) escreveu um conto chamado Rashoumon (1914) usando o nome do portão como uma metáfora para a decadência da sociedade japonesa. 



O conto Rashoumon e outras obras de Akutagawa inspiraram o premiado filme Rashoumon (1950), do diretor Akira Kurosawa, o filme tem uma estrutura de narrativa não convencional que sugere a impossibilidade de se obter a verdade sobre um evento quando há conflitos de pontos de vistas. Atualmente, usa-se a palavra Rashoumon para se resumir o provérbio que diz que “nada pode ser considerado como verdade, pois tudo depende do ponto de vista”.



Em Naruto Rashoumon é uma técnica de invocação (Kuchiyose no Jutsu) utilizada por Orochimaru e alguns de seu subordinados (Ukon e Sakon) como técnica de proteção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário