sábado, 23 de março de 2013

Mitologia e Folclore - Kitsune

Fonte: yumemiru shoujou e obakemono

O folclore sobre raposas é encontrado por todo o leste asiático. Segundo estas lendas as raposas são criaturas predispostas a magia e a desenvolver qualidades fantasmagóricas. Como o Tengu, raposas são seres divinos e travessos, adeptos a mudança de forma e ilusão, sendo acusadas muitas vezes de possuir e enganar seres humanos.


As Kitsune são seres muito inteligentes que vão ficando cada vez mais sábias a medida que vão envelhecendo. A medida que envelhecem, elas vão ficando cada vez mais fortes, e ao se completar 100 anos uma nova cauda aparece, mas é apenas aos 1000 anos que ela se torna uma Kyuubi no Kitsune, uma raposa com nove caudas. Quando ela atinge este "nível", sua cor muda para um tom prateado, ou então, dourado, e ainda, ganha a capacidade de ver e ouvir qualquer coisa, em qualquer lugar no mundo, além de adquirir sabedoria infinita.


As Kitsune podem mudar de forma (normalmente se transformando em mulheres, como o Bakeneko). Geralmente essa habilidade de mudança de forma é exclusiva de Kitsune com 100 ou mais anos de idade, embora algumas lendas relatam que raposas com apenas 50 anos possam desenvolver tal habilidade. As Kitsune podem ser boas ou más. Existem vários tipos de Kitsune, algumas podem ser guardiãs fiéis, bondosas e celestiais, chamadas de Zenko (literalmente "Raposas Boas, estas são associadas ao Deus Inari, por vezes chamadas de "Rapados de Inari"), enquanto outras podem ser terrivelmente más, estas chamadas de Yako ou Nogitsune (literalmente "Raposa do Campo"). Outro tipo é a Ninko, um espírito de raposa invisível aos seres humanos que só podem senti-la quando estão possuídos por ela. Existem também outra classificação de Kitsunes, diferenciando sua aparência ou suas habilidades. Todavia, ambas as Kitsunes são muito poderosas, e além de conseguir assumir a forma humana, pode gerar fogo das suas caudas e de sua boca, tem poderes de possessão e ainda conseguem aparecer nos sonhos e criar ilusões. 


As histórias mais famosas de Kitsune envolvem raposas que se transformam em belas mulheres, geralmente para fins desonestos, mas, às vezes, por amor. Neste último caso acabam até mesmo casando com homens e tendo filhos, filhos estes que manifestariam sua herança sobrenatural vulpino com uma força incomum, carisma ou algum poder espiritual. As raposas foram pensadas para viver como pessoas, muitas vezes são retratadas de uma forma parcialmente antropomórfica, andando em duas patas e vestindo roupas. Muitas lendas falam de raposas que tentaram passar por seres humanos e foram descobertas, e acabaram virando sopa. Esse fato ocorre por que muitas raposas descuidadas, por vezes, deixam elementos de sua anatomia expostos como a pele, patas e cauda. As raposas são muito associadas e até confundidas com o Kami Inari (Deus Xintoísta do Arroz e da Colheita). Neste aspecto as Kitsune são muitas vezes consideradas suas mensageiras.


Em Naruto o Bijuu de Nove Caudas Kyuubi no Youko ou simplesmente Kyuubi ou ainda Kurama é um dos principais antagonistas da série. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário