terça-feira, 5 de março de 2013

Mitologia e Folclore - Fuuma Kotaro

Fuuma foi o nome adotado pelos líderes do lendário Clã Fuuma, criado durante a Era Sengoku, momento da história japonesa de grande convulsão social, intriga politica e de constantes conflitos militares que durou do meio do século 16 ao início do século 17. O clã ninja localizado na região da atual prefeitura Kanagawa, era especialista em guerra de guerrilha e espionagem naval. Segundo algumas fontes, a família tem raízes no século 10, quando serviu Taira no Masakado em sua revolta contra o governo central de Kyoto. O uso do nome Fuuma começou com o primeiro líder (Jonin) do clã. Cada líder posterior optou pelo mesmo nome de seu fundador, o que torna difícil identificá-los individualmente. Os Fuuma e sua escola estavam a disposição do Clã Houjou de Odawara, poderoso clã de guerreiros durante o período Sengoku.

Fuuma Kotaro foi o quinto e mais conhecido dos líderes do Clã Fuuma. Nascido na província de Sagami (atual prefeitura de Kanagawa). De acordo com alguns registros, seu nome original era Kazama. Em data desconhecida ele tornou-se líder do clã.e comandava um total de 200 soldados chamados de "Rappa". O grupo era dividido em quatro grupos: bandidos, piratas, assaltantes e ladrões. Sua maior conquista militar ocorreu em 1580, quando seu clã infiltrou-se secretamente no acampamento inimigo e a noite atacaram as forças do Daymio (Senhor Feudal) Takeda Katsuyori, composta pelo Clã Takeda. Durante a batalha Kotaro provocou o caos no campo de batalha, o que resultou um onda de fratricida (ato de assassinar irmãos, neste caso aos companheiros de clã) entre os inimigos desorientados. Entretanto em 1590, o Daymio Toyotomi Hideyoshi, importante general e político do período Sengoku, cercou o castelo Odawara, que eventualmente forçou o Clã Houjou e obviamente o Clã Fuuma a se renderem. Mais tarde quando o Shogunato Tokugawa firmou-se no poder, os membros restantes do Clã Fuuma eram reduzidos a um bando de criminosos operando em torno de Edo. 

Uma história bastante popular sobre Fuuma Kotaru diz que, em 1596, ele foi responsável pela morte de Hattori Hanzou, um famoso ninja a serviço de Ieyasu Tokugawa (fundador e primeiro Shogun de Tokugawa). Após a morte de Hanzou, Kotaro foi perseguido pelos soldados do Shogun. Em uma das tentativas de captura Kotaru atraiu os soldados do Shogun a um pequeno canal, pelo movimento da maré os soldados ficaram presos, Kotaro então incendiou o canal com óleo. Em 1603 Fuuma Kotaro foi capturado e executado por decapitação, por ordens de Ieyasu.  

Em várias obras de ficção, Fuuma Kotaro é frequentemente retratado ao lado de seu arqui-rival Hattori Hanzou. Como o significado da palavra Fuuma é "Demônio de Vento", Kotaro é frequentemente retratado como extravagante, fantástico, e às vezes até mesmo demoníaco, em contraste a Hazou, que normalmente é caracterizado com uma aparência mais moderada. 

O Clã Fuuma é um renomado clã ninja no mundo Naruto. Não se sabe de onde são oriundos. Porém são conhecidos como um clã agressivo e lutam com sua característica Fuuma Shuriken. Essas shuriken gigantes de quatro pontas foram criadas por membros do Clã Fuuma. Um dos corpos de Pain pertenciam a um integrante do Clã Fuuma. No anime existe outro Clã Fuuma residentes no País do Som. É desconhecido se o Clã Fuuma do anime e do mangá são os mesmos, mas é improvável que sejam.

O nome Fuuma significa literalmente "Demônio do Vento" e vem de um clã ninja da vida real fundada pelo lendário Kotaro Fuuma. É creditado a ele a vitória sobre o também lendário samurai Hattori Hanzo (que deu seu nome ao personagem Hanzo da Salamandra, que por sua vez foi derrotado e morto por Pain na qual um dos seus corpos era de um membro do Clã Fuuma).


Clã Fuuma


Clã Fuuma (País do Som)



Fuuma Shuriken 

2 comentários: