segunda-feira, 4 de março de 2013

Mitologia e Folclore - Enma Dai Oh, O Grande Rei Demônio

Enma Daiou ou Dai Oh, é, segundo o Budismo, um dos 10 deuses que julgam os mortos no mundo dos espíritos. Conhecido pelo seu grande poder e calma budista, também é chamado de "Rei Kai". Segundo as crenças budistas após a morte de uma pessoas de 7 em 7 dias ela é julgada pelos 10 deuses até que se complete o julgamento. Enma Dai Oh é o quinto deus a julgar fazendo-o no trigésimo quinto dia após a morte, entre os juizes do inferno Enma é o mais importante. O significado do seu nome é "Grande Rei Demônio". Enma Dai Oh é comumente representado ao lado de seus dois assistentes, Aka-Oni (Ogro Vermelho) e Ao-Oni (Ogro Azul ou Verde). No Budismo japonês Enma Dai Oh é o único juiz dos mortos, ele decide se a pessoas são boas ou ruins, e para qual além mais adequado eles serão enviados.



O termo Enma Dai Oh também é uma referência ao lendário personagem chinês Sun Wukong ou Son Goku, também conhecido como "O Rei Macaco", personagem que carrega um cajado que cresce e encolhe ao seu desejo e que veste a pele de um tigre, pertencente ao épico da literatura Viagem/Jornada ao Oeste escrito por volta de 1590 por Wu Cheng'En. 


Enma é o nome de uma invocação feita pelo Sandaime Hokage Sarutobi Hiruzen. Na série o personagem veste uma pele de tigre e têm a habilidade transformar-se em um bastão, o Kongounyoi, que por sua vez encolhe e cresce ao seu desejo. Enma é chamado de Enkoo Enma, "O Rei dos Macacos Enma". 


Outra referência ao lendário Enma Dai Oh encontrada na história é o personagem Jigokudo (Círculo de Fogo), um dos seis corpos de Pain. Ele é capaz de invocar um rosto gigante que, ao abrir a boca, saem mãos, que puxam a língua do interrogado que parece ter sido aumentada pelo ninjutsu, ele verifica as informações, se o interrogado mentir ou se negar a falar, ele devora a língua do interrogado e e ele morre imediatamente, outra de suas habilidades é ressuscitar outros Pain.

12 comentários:

  1. Na verdade esse Enma do Hiruzen é apenas uma referenia ao Son Goku de a viagem ao oeste.
    O Verdadeiro Enma DAi-Oh é aquele que o Pein Jigokudou (Círculo do Inferno) invoca para restaura os corpos mortos.

    http://uploaddeimagens.com.br/images/000/099/106/full/Enma.png?1381945277

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu pela ajuda ricardo, sempre é bom ter a ajuda dos internautas.

      Excluir
  2. Na minha sincera opinião, Enma Dai Oh faz uma referência muito maior ao anime Yu Yu hakusho do que ao próprio anime Naruto, visto que, o rei do Mundo do Além (ou mundo dos espíritos) possui este mesmo nome.

    ResponderExcluir