quarta-feira, 20 de março de 2013

Mitologia e Folclore - Bakeneko

Fonte: yumemiru shoujo

Bakeneko, literalmente "Gato Monstro", é um youkai do folclore japonês com habilidades parecidas com as do Kitsune ou Tanuki entre outros mononoke (tipo de youkai com a forma de animais). Há diversas superstições que detalham como um gato comum pode transformar-se em um Bakeneko, logo veremos elas. O Bakeneko com a cauda bifurcada (dividida em duas) recebe o nome de Nekomata, traduzindo "Gato Bifurcado". O Maneki Neko, amuleto/talismã da sorte, comumente encontrado em fachadas de lojas no Japão, é um tipo de Bakeneko.


Maneki Neko

Segundo o folclore japonês, um gato pode tornar-se um Bakeneko se tiver qualquer uma das três seguintes condições: 

- Viver mais de 10 anos de idade; 
- Alcançar o peso de 3,75Kg; 
- Tiver uma cauda muito longa, o que, de acordo com a lenda pode dividir-se em dois. Este tipo em particular de Bakeneko é referido como Nekomata. No passado a superstição quanto ao comprimento da cauda, levou alguns supersticiosos a cortarem a cauda dos gatos ainda quando filhotes, para evitar que eles se transformassem em monstro; 
- Ser mantido preso por muito tempo.


O corpo de um Bakeneko pode ter até cinco metros de comprimentos. Uma vez transformado, o "Gato Monstro" ganha, além do tamanho, um série de poderes sobrenaturais. Esses poderes, em geral, são usados para assombrar a casa em que vivem. Eles são os seguintes: 

-Devorar seres humanos enquanto dormem e penetrar em seus sonhos;
- Andar sobre duas patas, imitando um ser humano. O que, segundo alguns, propicia maior agilidade para capturar suas presas;
- Voar;
- Falar;
- Criar bolas de fogo fantasmagóricas;
- Poder de manipular os mortos, pulando sobre os cadáveres transformando-os em "marionetes"  e, de vez em quando, dançando com eles como se fossem um par de dançarinos. É claro que eles também podem fazer maldades com estas "marionetes", sendo a mais cruel, manipular o morto fazendo-o entrar nas casas e aterrorizar as pessoas;
- Transformar-se em seres humanos;
- Assumir a forma de uma segunda Lua no céu;
- Conjurar tempestades. 

        
Os Bakeneko podem usar seus poderes de mudança de formas e viver como humano, assumindo o lugar de um membro da família depois de mata-lo. Eles podem fazer isso com a intenção de matar ou prejudicar o restante da família. Outras histórias dizem que Bakeneko às vezes podem assumir a forma de uma menina bonita, de modo que o proprietário poderia casar com ela e ter filhos. Os Bakeneko tem a capacidade de comer qualquer coisa, independentemente do tamanho ou da comestibilidade, isso inclui seres humanos. Segundo as lendas o Bakeneko prefere comer aves de grande porte, porém seu alimento favorito é o gado, pois são uma refeição grande e fácil de apanhar.         

Como dito a cima os Bakeneko possuem a capacidade de entrar nos sonhos de pessoas. Uma história relata que uma vez um Bakeneko entrou no sonho de seu proprietário e disse para seu dono fabricar a sua imagem em argila, afim de trazer riqueza. 

Muitas das lendas sobre Bakeneko relatam o comportamento dos Nekomata, elas contam que seu corpo é envolto por chamas nas extremidades, o que o torna mais assustador ainda. Em sua dança com os mortos, pode fazê-los arder em chamas, saindo os dois, como bolas de fogo, pelo meio da rua, durante a madrugada, para assombrar os humanos. Mas também nem todos os Bakeneko são totalmente maus. Não vamos demonizá-los. Há histórias que contam a existência de Bakeneko fiéis aos seus donos, que os protegem dos perigos e tal. Geralmente, os Bakeneko são vingativos, e suas atitudes são um simples reflexo dos tratamentos que recebeu. Se você cuida bem de seu querido gatinho, sem dúvidas, não há o que temer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário