segunda-feira, 18 de março de 2013

Mitologia e Folclore - Bakemono

Fonte: yumemiru shoujo

Bakemono ou obake são uma classe de youkai, criaturas sobrenaturais do folclore japonês. Primeiramente vamos ao significado do nome, para que vocês possam distinguir os bakemono dos demais outros youkai. Composto pelos kanji "ba(ke)", de "mudança de forma", e "mono", "coisa" "objeto"; bakemono é, literalmente, uma coisa - espíritos de animais ou objetos - que mudam de forma, passando a ser uma criatura sobrenatural. Os bakemonos de espíritos de animais são chamados mononoke, e os que são criados a partir de objetos inanimados são os tsukumogami.

Os mononoke, segundo a lenda, surgem de espíritos de animais que adquiriram um certo grau de consciência e possuem a capacidade de mudar de forma, normalmente se transformando em belas mulheres, para pregar peças nos seres humanos, e ainda, a capacidade de evoluir, mudando sua própria forma, gerando uma nova cauda. Os mononoke mais populares são a kitsune, na forma de raposa; o tanuki, na forma de guaxinim; e o bakeneko, na forma de um gato.


Os tsukumogami são bakemono que só podem se transformar após muito tempo de existência do objeto, geralmente depois de uns 100 anos, ou seja, se você tem um objeto muito velho em sua casa, cuidado, ele pode criar vida e sair por aí te assombrando a qualquer momento! Mas, dependendo da espécie do tsukumogami, o período pode ser menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário