terça-feira, 26 de março de 2013

Mitologia e Folclore - Ame-Onna

Fonte: yumemiru shoujo e obakemono

A Ame-Onna, literalmente "Mulher da Chuva",  é um espírito feminino que sempre surge durante as tempestades ou em noites chuvosas, para alguns ela seria a própria chuva, o espírito que faz chover, para outros, ela é apenas uma simpatizante deste fenômeno meteorológico. A sua origem são um grande mistério e são inúmeras as histórias que tentam explicá-los. Ela é comumente retratada na chuva lambendo sua própria mão. 


Muitas vezes é descrita como a Deusa do Monte Wushan, que fica na China. Ela muitas vezes é mais uma divindade do que um monstro, pode ser vista vagando pelo mundo humano em noites de chuva. Os agricultores dependem muito que suas culturas sejam frequentemente regadas, muitos ainda rezem por esses seres para que eles apareçam e tragam a chuva.


Contam as lendas japonesas que a Ame-Onna é uma yuurei, um fantasma, o espírito de uma mulher que perdeu o seu filho em uma noite de chuva, e que então, retorna em todas noites como aquela, a sua procura. Outros dizem que ela é apenas o espírito de uma mulher que sequestra as crianças durante as tempestades noturnas. Poderíamos juntar as duas lendas e imaginar que a Ame-Onna retorna em noites chuvosas para tentar reaver o que perdeu, sequestrando crianças para compensar o que aconteceu com seu filho. Sua origem, porém, não é assim tão importante, a verdade é que, por onde quer que a Ame-Onna passe, sempre irá começar a chover.

Nenhum comentário:

Postar um comentário