sábado, 23 de março de 2013

Mitologia e Folclore - Kappa

Fonte: yumemiru shoujo e obakemono

Kappa, literalmente "Criança da Água", é um youkai do folclore japonês. Seu nome vêm da mistura dos termos "Kawa" (rio) e "Wappo", inflexão do termo "Waraba" (criança). No xintoísmo eles são considerados como uma das muitas divindades da água (Suijin). Existem dezenas de nomes associados com o Kappa nas diversas regiões do Japão, entre eles: Kawataro, Komahiki, Kawako, Kawappa, Gawappa, Kogo, Mizushi, Mizuchi, Enko, Kawaso, Suitengu, Dangame entre outros. Junto com o Oni e o Tengu, eles são um dos youkai mais conhecidos do Japão. A origem do Kappa remete a uma tática adotada para assustar as crianças dos perigos que espreitam a beira das águas.    


Também chamado de diabrete da água, o Kappa é uma pequena criatura, muito travessa e muitas vezes um pouco bobo. Sua aparência é um tanto estranha, principalmente quando falamos da estranha formação que existe no topo de sua cabeça; há quem diga que se parece com uma coroa, ou então, um prato. A tal concavidade na cabeça é a fonte de seus poderes sobrenaturais, porém, podemos notar que ela está repleta de água. Dizem as lendas, que caso a água de sua coroa seque, o Kappa enfraquece, podendo até mesmo vir a morrer. Ele além de pequeno, geralmente não maior do que uma criança humana, pode ter um bico de pássaro ou uma boca pontuda, mas às vezes tem um rosto como de um macaco. Muitas vezes, ostenta um casco de tartaruga em sua parte traseira, e sua pele escorregadia é azul ou verde ou às vezes vermelho. Sua coroa preciosa geralmente é cercada por um tufo de cabelos crespos, alguns Kappa tem pelos por todo o corpo. Possui membros longos e, por vezes, elástico, e seus dedos das mãos e pés possuem membranas.

O Kappa também é conhecido por sua flatulência particularmente nociva, o Kappa muitas vezes libera gases em legítima defesa quando capturado por pescadores. A criatura em si também é conhecida por seu fedor de peixe.

      
Pepinos são a comida preferida destes youkai, ele também gosta de carne, principalmente a carne humana. Podemos dizer que fígado humano é seu segundo prato favorito, há alguns que até bebem sangue. Contam-se histórias, no Japão, de Kappa puxando pessoas e animais, principalmente crianças e cavalos, para dentro dos rios para se alimentar deles mais tarde. Estas histórias são tão levadas à sério, que era um antigo costume em Tóquio, escrever o nome de sua família em um pepino e atirar num rio ou lago para os Kappa, tentando evitar futuros ataques destes animais à seus familiares. Ainda hoje, é muito comum encontrar placas próximas à rios e lagos avisando as crianças para tomar cuidado com os Kappa.


Os Kappa não são de todo mau, mas caso um dia alguém seja atacado por um, pode-se dar à ele um pepino com seu nome escrito nele, ou então, caso você não tenha um pepino consigo, pode fazê-lo curvar-se perante si (o que não é muito difícil: é um costume japonês cumprimentar os outros se curvando, por educação, o Kappa fará o mesmo), assim, a água da 'coroa' deve irá escoar, e ele ficará fraco, se obrigando a voltar para água. Existe um templo, chamado Manmyouji, em Uzen, Nagasaki, que guarda um precioso tesouro: um suposto braço de um líder Kappa que vivia no lago Suwa, derrotado por um feiticeiro. Dizem ainda, que se os braços e pernas amputados de um Kappa, são presos de novo ao corpo, estes ficam como novos em questão de dias. Sem dúvidas, deve ser mais um de seus poderes sobrenaturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário