sexta-feira, 1 de março de 2013

Mitologia e Folclore - Baku, O Devorador de Sonhos

Baku são seres sobrenaturais do folclore japonês que, segundo a lenda, devoram sonhos e/ou pesadelos. São criaturas com uma longa história no folclore e na arte japonesa, e mais recentemente têm aparecido com frequência em animes e mangás.
O termo "Baku" tem dois significados no Japão atual. O primeiro refere-se ao animal mitológico devorador de sonhos e o segundo ao animal chamado Anta.  

Originário da China o Baku é uma quimera (mistura de vários animais). O Baku é normalmente representado com corpo de Anta, tromba e presas de Elefante, rabo de Boi e patas de Tigre. A criatura é uma fera benévola e acredita-se que possa repelir o mal, mas ela tornou-se mais conhecida por sua habilidade de devorar os pesadelos das pessoas e a má sorte que os acompanha. Como dito acima o Baku é uma lenda de origem chinesa, ela foi trazida ao Japão durante o Período Muramachi, nos séculos 14 e 15.

Em suas primeiras descrições o Baku era retratado como uma quimera mítica chinesa, com corpo de Elefante, olhos de Rinoceronte, rabo de Boi e patas de Tigre, que protegia contra pestes e o mal, a habilidade de proteger contra pesadelos não foi incluído entre as suas habilidades nas primeiras descrições, nem seu parentesco físico com a Anta, que por sua vez é uma concepção moderna. 




O Baku é um Kuchyiose no Jutsu (Técnico de Invocação ou Convocação) do shinobi Shimura Danzou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário