quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Mitologia e Folclore - O Conto de Jiraiya, o Galante

No Japão antigo cinco tipos de magias predominavam, relacionavam-se com os seguintes animais: sapo, serpente, lesma, pássaro e aranha.

Segundo a lenda Jiraiya Goketsu Monogatari (O Conto de Jiraiya, o Galante) Jiraiya era o herdeiro de um poderoso clã de Kyushu (terceira maior ilha do arquipélago japonês, localiza-se ao sul do Japão). Originalmente também conhecido pelo nome de Ogata Shuma Hiroyuki, é um ninja com poderes mágicos e a capacidade característica de transformar-se em sapo, em outras palavras dominava-se a mágica dos sapos.

Jiraiya, em algum momento, apaixonou-se por Tsunade, uma bela moça que dominava a arte mágica das lesmas. Seu arqui-inimigo era seu seguidor Yashagorou, que mais tarde dominou a arte mágica das serpentes e ficou conhecido como Orochimaru. 

Como dito acima Jiraiya era herdeiro de um poderoso clã, tinha uma vida de privilégios até sua família cair em desgraça motivado por graves problemas econômicos. Após a humilhação de seu clã Jiraiya mudou-separa Niigata (cidade na costa noroeste de Honshu, a maior ilha do Japão) e se tornou líder de uma gangue de ladrões. Esta experiência permitiu-lhe aprender a magia dos sapos, na Montanha Myoko. No começo Jiraiya reluta e muito em utilizar seus poderes mágicos.

Algum tempo depois Jiraiya conhece Tsunade e se casam. Mas a felicidade não dura muito. pois um dos alunos de Jiraya, Yashogorou, aprende em segredo a magia das serpentes, motivo pelo qual passou a ser chamado de Orochimaru.      

Em algum momento Orochimaru ataca Jiraiya e Tsunade, juntos o casal enfrentam os poderes da serpente com seus poderes de sapo e lesma. Entretanto eles perdem a batalha, graças ao veneno da magia da serpente. Jiraiya e Tsunade são salvos por um fiel aluno de Jiraiya, tempo depois este aluno derrota e mata Orochimaru como prova de lealdade ao seu mestre. Fim.    




O conto acima serviu de influência para a criação dos personagens Jiraiya, Tsunade e Orochimaru, também chamados na série Naruto de "Os Três Sannins de Konoha". Ao longo do tempo o Conto de Jiraiya, O Galante recebeu algumas adaptações para a literatura, teatro, mangás, animes e cinema. Confira abaixo um curta japonês do ano de 1921 intitulado "Goketsu Jiraiya", para mais informações do filme click ao lado: IMDb.


O filme é bem tosco, principalmente nas cenas de lutas e efeitos especias, embora este último conceito nem deveria existir na época. Contudo as cenas em que Jirayia transforma-se em um sapo gigante e derrota seus adversários é bem interessante, outra cena é quando Jiraiya, Orochimaru e Tsunade transformam-se em seus respectivos animais: sapo, lesma e serpente.


Um comentário: